quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Conhecendo Clarice - Parte II

Oi meus amores, hoje trago a resenha da segunda parte do projeto Conhecendo Clarice, sei que estou atrasada e peço desculpas. A segunda parte consiste ler do capitulo 11 até o 23 da biografia. Aqui está minha primeira resenha da primeira parte e aqui o vídeo da Thami do Eu Li Ou Vou Ler falando da segunda parte. 


A segunda parte consistiu em nos apresentar um pouco mais da Clarice na fase adulta, seu primeiro amor, sua primeira decepção amorosa, seus próximos livros, seu casamento, seus filhos, suas viagens. Mas calma que vou deixar tudo explicadinho para vocês.
Benjamin continua arrasando na biografia, ele nos apresentou outro lado de Clarice, uma mulher que se apaixonou por um cara que jamais seria dela, pois ele era homossexual, uma decepção que acabou virando uma grande amizade, pois temos vários relatos de cartas trocadas entre eles e isso eu achei incrível. Perceber o quanto Benjamin foi fundo e estudou a vida de Clarice me cativou ainda mais.
A beleza era uma qualidade, não uma forma; um conteúdo, não uma organização 
Claro que Lúcio Cardozo acabou virando personagem de livros dela, com apenas outro nome. Falando em livros temos relatos de Obsessão, O Lustre e A Cidade Citiada, livros nos quais foi muito criticado na época e que não obteve tanto sucesso e como Perto de Um Coração Selvagem, até a própria Clarice não gostou muito do que escreveu, além disso, teve demora em terminar, teve desanimo eu diria.
Em seguida vemos a Clarice se afastando de sua religião o Judaísmo, mas observamos com o decorrer da época que era algo normal, mas a questão que ela observou que Deus jamais deixaria coisas ruins acontecerem com os judeus, principalmente com sua mãe e não iria fazer nada a não ser observar, isso a modificou muito.
Depois temos o casamento de Clarice com seu namorado de faculdade Maury Gurgel um diplomata, que foi um tanto perturbado por ele ser católico e ela uma judia, algo muito preconceituoso na época e ainda vemos isso nos dias de hoje, infelizmente.  Nessa época, ela consegue emprego escrevendo para alguns jornais, um deles ela escreve contos.

Somente uma coisa me faria bem agora. Seria adormecer com a cabeça no seu colo, você me dizendo bobagenzinhas gostosas pra eu esquecer a ruindade do mundo. 
Depois acaba voltando para o nordeste, precisamente Belém, na época era um ponto estratégico para os Americanos, lá ela conhece várias autoridades como, por exemplo, Eleanor Roosevelt a primeira dama dos EUA na época.  Acabei conhecendo uma Clarice que jamais pensaria conhecer, ela assume a responsabilidade de ser uma mulher da sociedade, uma mulher de diplomata, para entender melhor, na época eram raras as mulheres que tinham diplomas, que tinham empregos.  
Depois acaba indo para a Europa, o que não foi nada fácil, pois desde que saiu pequenina, nunca mais voltou e nem se imaginava voltar. Nesse caminho de ida até a Itália ao encontro do seu marido, conhece algumas pessoas importantes, e eu me surpreendo por conhecer uma Clarice mais sensível, mais sentimental, temos trocas de cartas com as irmãs, com o Lúcio.

O que importa na vida é estar junto de quem se gosta. Isso é a maior verdade do mundo.

Depois acaba indo para a Europa, o que não foi nada fácil, pois desde que saiu pequenina, nunca mais voltou e nem se imaginava voltar. Nesse caminho de ida até a Itália ao encontro do seu marido, conhece algumas pessoas importantes, e eu me surpreendo por conhecer uma Clarice mais sensível, mais sentimental, temos trocas de cartas com as irmãs, com o Lúcio.
E esse lado dela me encantou, porque Benjamin me passou a impressão de uma Clarice, rebelde, indiferente, selvagem que ficou assim por tanto sofrimento que teve desde que nasceu. Mas nesses capítulos você conhece outro lado dela, como por exemplo, a depressão que teve que era algo que ela carregava com ela, viu os pais morrerem, teve seu primeiro amor impossível, as viagens, as decepções em escrever seus livros. Tudo isso foi somando e uma hora ela acabou explodindo.
As coisas mudam quando Clarice tem seu primeiro filho Pedro, o que faz ela se alegrar e ficar próxima de seu marido, pois observei que ela tem sim um carinho imenso, uma admiração pelo marido. Mas não é a mesma coisa que Lúcio, seu primeiro amor. Isso fica bem visível nesses capítulos.  Então ela volta para o Brasil, onde fica uns meses com seus amigos e família, ela deixa bem claro a falta que sente de tudo isso e de sua terra que a acolheu tão bem.
Depois ela volta a viajar, dessa vez para a Inglaterra onde engravida mas acaba perdendo, passado um tempo lá retorna para o Brasil onde se envolve com um projeto muito importante, um pseudônimo. Depois ela escreve O Pequeno Alguns Contos, onde tem um dos contos mais famosos dela Amor.
Volta a viajar para acompanhar seu marido, onde engravida novamente e tem seu terceiro filho Paulo, vira amiga da mulher de Érico Veríssimo que vai ser seu amparo, pois continua sentindo muito a falta do seu Brasil. E nessas idas e vindas ao seus país, acaba retornando e ficando por aqui.
Meus amores, é sobre isso que fala os treze capítulos, pude observar uma Clarice diferente, que se adaptou ao que era dado a ela, mas que nos momentos certos mostrava sua verdadeira personalidade, algo que jamais deixou morrer. Ela deixa bem claro isso, tanto na biografia como nas suas obras.
Espero que tenham gostado, e fica o convite para ler conosco, sempre dá tempo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Facebook

Editoras Parceiras

Twitter

Instagram