terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Resenha - Supreendente

Título: Surpreendente   
Autor: Mauricio Gomyde
Páginas: 272
Ano: 2015
Editora: Intrínseca
Onde Comprar: Americanas // Submarino
Pontuação:      
Sinopse: Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma vide locadora na periferia, Pedro planeja seu próximo filme - a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração. A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem, feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.


 A obra irá os contar a historia de Pedro, jovem de 25 anos formado em Cinema, que aos 12 foi diagnosticado com uma doença degenerativa na retina. Fazendo assim que ele perca a visão aos 20 anos, mas desafiando a medicina sua doença estagnou e garantindo assim, sua visão mesmo que deficiente.
Ele crê que a vida lhe deu uma segunda chance com isso, então ele a usa pra praticar o bem, para investir em seus sonhos e a olhar pro lado bom mesmo nos piores momentos.
Seu grande sonho é ganhar o Cacau de Ouro, grande prêmio brasileiro para cineastas. Com isso, ele se empenha e se dedica ao máximo para conseguir fazer o seu melhor trabalho. Mas como nem tudo são flores, uma noticia trágica chega até ele, fazendo com que sua produtividade e seu modo de levar e ver a vida fiquem ameaçados.
Para recuperar sua fé, pra buscar um sentindo para continuar vivendo. Ele parte numa viagem, mas com companhia é claro. Fit seu melhor amigo, Mayla sua colega de trabalho e Cristal uma guria misteriosa pela qual Pedro se apaixona.
Esse livro no inicio eu adorei a leitura flui super bem, mas Pedro começou ficar meio chatinho lá pelo meio do livro, atitudes dele que parecia de criança, por mais que estava passando por momento difíceis para mim não justifica. Mas tudo muda (graças) e eu volto a me encantar pela historia e sim eu recomendo, pois temos uma escrita maravilhosa, o autor sabe como nos contar uma boa historia, com personagens que somos nós no dia a dia.
Surpreendente foi um livro que me surpreendeu, rs. Não esperava tanto da obra, pois ela nos relata um lado realista da humanidade, quem de nós, não se julgou? Quem de nós, não aceitou determinada situação e queria que fosse diferente? Quem de nós, não teve segredos escondidos? Quem de nós, muitas vezes quis que as coisas fossem diferentes? É isso que o autor me fez pensar e se questionar.
Leiam esta obra nacional, vale a pena. 

2 comentários:

  1. Isa, comecei a ler esse livro e deixei de lado. :(
    Lembro muito pouco. Mas deixei de lado porque acabei me interessando por outras leituras.
    Como em 2017 quero ler ainda mais brasileiros, vou incluir novamente na minha lista.
    Beijos!
    www.jeniffergeraldine.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeni sua linda, inclua mesmo.
      Espero que goste tanto quanto eu.
      Beijos

      Excluir

Facebook

Editoras Parceiras

Twitter

Instagram