terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Resenha : A Cidade do Sol


Título : A Cidade do Sol   
Autor: Khaled Hosseini
Páginas: 368
Ano: 2007
Editora : Nova Fronteira
Onde Comprar: Americanas // Submarino
Pontuação: ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ 

Sinopse: Mariam tem 33 anos. Sua mãe morreu quando ela tinha 15 anos e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rashid, um sapateiro de 45 anos. Ela sempre soube que seu destino era servir seu marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz: "Você pode ser tudo o que quiser." Ela vai à escola todos os dias, é considerada uma das melhores alunas do colégio e sempre soube que seu destino era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas não controlam seus destinos. Confrontadas pela história, o que parecia impossível acontece: Mariam e Laila se encontram, absolutamente sós. E a partir desse momento, embora a história continue a decidir os destinos, uma outra história começa a ser contada, aquela que ensina que todos nós fazemos parte do "todo humano", somos iguais na diferença, com nossos pensamentos, sentimentos e mistérios.

Ganhei este livro da minha japa linda, amiga muito obrigada novamente. Para quem já leu O Caçador de Pipas, fica mais fácil de adentrar neste livro, pois a escrita é a mesma, só que aqui o autor vai relatar a vida das mulheres no Afeganistão, e gente é sério que vida difícil.
No inicio conhecemos a historia da querida Mariam filha bastarda de um homem rico da cidade de Herat chamado Jalil, por ser filha bastarda a família de Jalil pede que a menina e sua mãe a empregada da casa, vão morar longe dali, e assim ele faz constrói uma casa numa aldeia bem distante da cidade. E com isso as duas vivem tranquilamente ali, só que tudo mudava quando seu pai vinha lhe visitar, falando da cidade, contando histórias, a atualizando sobre o governo Afegão. Até que no dia do seu aniversario de 15 anos ela pede que o pai a leve junto para a cidade, e ele inventa qualquer desculpa e não vai buscar ela, com isso ela foge para a cidade em busca da casa do pai, e acaba encontrando o que não devia, acaba vendo que sua mãe sempre teve razão sobre seu pai, que ele não estava nem ai para a filha bastarda.
Nisso ela volta para a pequena casinha na aldeia e encontra algo que vai mudar sua vida do avesso, fazendo com que ela vá morar com o pai e com isso o pai arranja um casamento para a filha com um homem bem mais velho dono de uma sapataria e que reside em Cabul. Após ter se casado ela se muda para Cabul e no inicio o seu marido Rashid é um amor de pessoa, ótimo marido, a leva para passear, lhe da presentes, mas como nada na vida dela é fácil, ela engravida e começa ter sucessivos abortos, deixando assim o marido muito zangado com ela, tratando-a com desprezo, batendo nela, odiando tudo que ela faz ou deixa de fazer na casa.
Em seguida conhecemos a querida Laila, sim me apeguei muito nessa garotinha que é a vizinha de Mariam, conhecemos sua família que é formada por um pai ex-professor de universidade uma mãe que idolatra os filhos que foram para guerra e culpa o marido por isso. Conheçemos também o querido Tariq amiguinho de infância que com o tempo vai se revelar o amor de sua vida.
Só que no meio disso tudo, aconteceu a guerra, a queda de poder de vários presidentes, fazendo com que a vida em Cabul fosse completamente difícil, pois tendo misseis no céu podendo cair em qualquer lugar inclusive em sua casa, se torna difícil viver em paz. Tendo isso Tariq vai embora com seus pais, deixando o amor de sua vida para trás, mas não antes de terem feito amor e ele ter prometido que voltaria para ela.
Até que um dia um míssil cai na casa de Laila e ela é a única sobrevivente, sendo que quem à salva é o Rashid marido de Mariam, que se encanta com a beleza daquela menina e bola um plano e a pede em casamento. Sim lá é permitido um homem ter várias mulheres, Laila estando grávida não vê alternativa a não ser aceitar. E ai que a vida de Mariam e Laila se encontra, e mal elas sabem que vão se tornar verdadeiras amigas, que são duas personagens que vai fazer você vibrar com cada vitória, que vai te deixar encantada, com a força de vontade que ambas tem de sair desse sofrimento de violência doméstica. Elas são incríveis.
Com isso vem outra queda de poder, outras leis rigorosas proibindo até a mulher de rir em publico, tem base isso? Pois bem, poderia passar horas falando deste livro, mas sugiro que vocês comprem e leiam, pois é incrível. Foi uma grata surpresa para mim, mas gente tem muita violência, muito descaso com a mulher, muita morte, mas prometo que o fim é de certa forma feliz. O autor está de parabéns, pois é o segundo livro que leio dele e adorei.  E tem um trecho que me marcou, pelo simples fato de que é a realidade do país foi esse:

“A historia de cada afegão é marcada por mortes, perdas e dor. E, mesmo assim, percebe que as pessoas dão um jeito de sobreviver, de seguir em frente.”
Pág. 348

5 comentários:

  1. Eu sou simplesmente apaixonada por este livro! Já li duas vezes e não tem como não se emocionar... E aquele fina, O QUE FOI AQUILOOO?? Também amo O Caçador de Pipas. Essa citação que você selecionou é maravilhosa!
    Beijos!
    Check-in Virtual>

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!
    O autor é muito bem falado e normalmente os livros dele são bem aceitos. Ainda não tive a oportunidade de conhecer os livros dele, mas pretendo ler ainda este ano. A citação é muito forte e verdadeira.

    Beijos
    Carla Fernanda
    http://livrosqueliblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Isa, faz muito tempo que ganhei esse livro, mas nunca tive muita vontade de ler, uma vez até comecei, mas não segui adiante...quem sabe eu não tome coragem( e vergonha na cara) e finalize a leitura. Adorei sua resenha!

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  4. Ooi! Esse livro parece ser bem intenso. Nao sei se leria, mas é interessante o tema abordado...
    Bom, parabéns pela resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é muito bom. Li já tem bastante tempo, porém já cogitei uma releitura só pelo fato da história ser incrível.
    Beijos.
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Facebook

Editoras Parceiras

Twitter

Instagram